Principais Atividades

Teatro/Música/Artes Plásticas: Acreditando na arte como forma essencial de expressão, a Associação fornece apoio para a formação de grupos teatrais, musicais e a mostras de artes plásticas, promovendo o intercâmbio com grupos de diversas localidades. Destacam-se: A ópera-rock Aconteceu em um Domingo de Sol (1989), com enredo e músicas elaborados pelos participantes e figurino confeccionado com material reciclado -  envolveu 58 crianças e adolescentes e 12 adultos facilitadores; O Jogo da Visita (1989), onde toda a comunidade se envolve e se exercita a solidariedade e a hospitalidade,  participação de 200 pessoas – crianças, adolescentes e adultos; Festa da Ressurreição (1992 e 1993), encenação da Paixão de Cristo em diversos pontos da cidade, com a participação ativa de todos os espectadores, cerca de 1.000 e 1.500 pessoas respectivamente; Cinderela (1999), com o Grupo de Teatro da Biblioteca – 20 crianças e sua apresentação no Espaço Cultura BEMGE, na Montanha e na Creche Municipal Vó-Nhanhá – assistido por cerca de 70 pessoas; Presépio Vivo na Gruta de São Thomé (2004) – 200 pessoas; Projeto Cultural São Thomé Vira Arte (2005) – exibição de filmes e apresentação de grupos de adolescentes de São Thomé e região, cerca de 350 participantes, em shows musicais, dança, teatro, assistidos pela comunidade na praça da Matriz e no Centro de Eventos; Bienal de Todos os Santos (2005 e 2009) – Do Sagrado ao Profano, com pinturas de artistas de renome, com o objetivo de oferecer à comunidade local o acesso às Artes Plásticas, visitação de cerca de 1.000 pessoas; Festival Woodghotic (2007 e 2008), com o objetivo de apresentar a diversidade cultural que nosso país oferece, quebrando tabus e preconceitos – participação de 1.500 pessoas aproximadamente; Semana Cultural (2009 e 2010), shows musicais, espetáculos circenses, filmes, teatro – participação de 450 crianças e a comunidade como um todo.

Ópera-rock Aconteceu num Domingo do Sol


Quadro Vivo - Festa da Ressurreição 1992


Festas de aniversário:  O aniversário está relacionado com a identidade da criança, à qual toda criança tem direito.  As comemorações são realizadas coletivamente, com festa para vários aniversariantes, ou individualmente, em uma das unidades da associação, sendo mais uma oportunidade de confraternização com a comunidade.
Evento que deu origem à Associação em 1989


Festa de Aniversário na Brincoteca do Juan 2012

Comemoração de feriados oficiais e festas populares: Através de atividades lúdicas direcionadas, a criança pode desenvolver a consciência de que é um ser social, inserido em uma família, em uma comunidade, em uma cidade, em um país, em um planeta. Destacam-se: Bloco carnavalesco (1990 e 1991) - para os desfiles carnavalescos, foram organizados ensaios com as crianças e oficinas para a confecção de baterias da lata e das fantasias do bloco O Zunido da Lata, formado pela Associação. O bloco foi premiado em originalidade pela Prefeitura Municipal por dois anos consecutivos. 105 crianças receberam fantasias e participaram dos ensaios, mas o bloco foi seguido por cerca de 350 crianças; Folia de Reis Infantil (1998) – 25 crianças; Atividades especiais nos Dias das Crianças, das Mães, dos Pais, Páscoa, Natal, anualmente, envolvendo de 50 a 350 crianças e seus familiares.


O Zunido da Lata
Natal 2010 na Brincoteca do Juan
Cursos e Oficinas realizados regularmente na Brincoteca do Juan e Montanha: Artes MarciaisArtes em todas as suas manifestações, PipasArtesanatoReciclagemCosmologiaXadrez
Informática, Idiomas, Culinária, reforço de aprendizagem,  abertos a toda a população infanto-juvenil da cidade, atendendo a aproximadamente 50 crianças e adolescentes por dia.
Projeto Karatê e Letras na Montanha 2012-2013.


                                               
                                                        Karatê 1990

  Karatê 2012-2013
                                                                      



Karatê 2012-2013
                                                                                             
Mutirão para construção da cobertura para as aulas de Karatê e Letras
outubro 2013

Karatecas da Montanha exibindo a recém conquistada faixa amarela
juntamente com o Instrutor Adriano e Mestre Koty - novembro2013


Oficina de Pipas com Silvio Voce  1989


Campeonatos esportivos – Destaque para o Campeonato Verão São Thomé das Letras (1995), promovido pela Prefeitura Mirim (vide item Vivências da Realidade - Eleições Mirins) – 200 crianças.

Vivências da Realidade: Eleições Mirins
(de 1992 a 2002) esta é uma atividade em constante evolução, com a crescente conscientização das crianças da importância de aprenderem a organizar-se em equipes para identificar e solucionar problemas de seu interesse. As Eleições-Mirins começaram em 1992 como uma brincadeira onde as 50 crianças participantes imitaram os candidatos oficiais à Prefeitura e à Câmara; o mandato dos Políticos Mirins eleitos foi de apenas um dia, dentro da Prefeitura Municipal, por autorização do prefeito. Em 1997, essa atividade foi retomada, quando se percebeu uma consciência maior entre as crianças, que já elaboraram seus próprios projetos de governo. Até 2004, a Prefeitura Mirim funcionou como um espaço para exercitar a cidadania. O Prefeito Mirim e os vereadores eleitos pelas crianças idealizaram o brasão e a bandeira da Prefeitura Mirim e concretizaram várias promessas de campanha, tais como campeonatos esportivos, parque infantil, shows infantis, concursos de pipas.  Grupo GPN (1997) foi criado um grupo de 8 adolescentes, por sua própria iniciativa, para proteção à natureza.

Atividades da Prefeitura Mirim
Comemorando a Eleição
Eleitores mirins exibindo seu título de eleitor


Câmara Maluca 2012



Acampamentos – realizados na Montanha, nos quais as crianças podem entrar em contato mais direto com a natureza e conviver, por alguns dias com as pessoas que vivem na Montanha, trocando idéias, impressões e experiências 1990 – 95 crianças;  1997 – 100 crianças; 1998 – 100 crianças;  Esta atividade passou a ser Domingo Montanha a partir de 1999 – de 20 a 100 crianças.
Acampamento 1989


Avaliação do Acampamento em 1989

Acampamento 2010


Atividades produtivas/Mercado de TrocasOs moradores da Montanha, utilizando os recursos materiais e disponíveis para sua manutenção, produzem papel reciclado, cartões, velas, mel, que são colocados no Mercado de Trocas juntamente com artigos obtidos por doação. O Mercado é uma alternativa para a comunidade da cidade de suprir suas necessidades através do escambo. Funciona abertamente para troca de objetos diversos (móveis, gêneros alimentícios, materiais de construção, roupas, livros, brinquedos, sucatas etc) com critérios estabelecidos pelas partes interessadas. Essa experiência tem proporcionado um bom intercâmbio com a área rural e urbana, valorizando os produtos e a cultura local, através de trocas de receitas de cura alternativa, culinária e assuntos diversos. Envolve a comunidade como um todo e os moradores da Montanha.

Mercado de Trocas


Estúdio da
Rádio Montanha das Letras 


Rádio Montanha das Letras FM, uma emissora de caráter comunitário,  iniciou suas atividades em 1996 em São Thomé das Letras-MG, através do Sr. Oriental Luís Noronha, que a vendeu  à Associação Comunitária Viva Criança no ano 2000. A rádio foi incorporada à Associação, dando continuidade ao Projeto Recriando Sons no nosso Ritmo e transformou-se numa atividade de comunicação genuinamente sãothomeense, com uma programação variada para atender as demandas de informação e entretenimento desse povo, sempre atenta ao conteúdo ideológico e moral de suas transmissões. Programas, dentro dos mais variados estilos:Manhã Sertaneja”, “100%Sertanejo”, “A Hora da Criança”, “Jornal da Hora”,"Clube dos Corações", "Rock na Montanha", "Pilotos do Rock", "Espaço Rap", "Pico Loco", "Almanaque Brasil", " Conselho Tutelar", "Dicas de Saúde", "Momento da Fonoaudiologia", "Gira Girou, da Sociedade Eubiose", "4ª. Dimensão", entre outros, todos desenvolvidos e apresentados por moradores do município. Também constam da lista de locutores voluntários: repórteres, médicos, professores, atletas, fonaudiólogos, e outros profissionais interessados em difundir os seus conhecimentos e fomentar a cultura. Durante toda a programação eram transmitidos informes dos órgãos públicos municipais relativos a campanhas e atividades cívicas, constituindo-se na principal fonte de informação para as comunidades rurais.


Juan falando ao povo sobre o
Projeto Recriando Sons no Nosso Ritmo 
Em 2007, a Rádio Montanha das Letras foi interditada pela burocracia e ganância de pessoas que desejavam tomar posse desse importante meio de comunicação. Talvez devido ao respaldo da população à Rádio, fruto de sete anos de trabalho, já consolidada como a legítima “Rádio de São Thomé”, outros grupos ainda não conseguiram conquistar esse espaço. São Thomé das Letras, hoje, infelizmente, é uma cidade sem rádio comunitária.

Participação em palestras e discussões – os voluntários que atuam na Associação participam ativamente dos Conselhos Municipais de Saúde e Assistência Social, Educação, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Meio Ambiente, Defesa Civil, Turismo e Cultura, Preservação do Patrimônio, desde a sua criação, com poder de voto. As crianças e adolescentes são incentivados a participarem de palestras e discussões sobre todos os temas relacionados, especialmente ao Estatuto da Criança e do Adolescente.