A Associação

O Ipê na Montanha, por Erich Sattelmayer

O Compromisso com a criança é um compromisso com a vida, de constante renovação.

Fundada em 12 de junho de 1989, a Associação Comunitária Viva Criança é uma entidade Civil, sem fins lucrativos, registrada no cartório de Registro de Títulos e Documentos de Baependi-MG, protocolado no livro 02, fls.068, sob o nº 1193, e registrado no livro B6 sob o nº 1096, em 14/08/91, inscrita no Cadastro Geral de Contribuintes - CGC nº 19.057.611/0001-02, registrada na Secretaria do Trabalho e Ação Social sob nº 10778, declarada de Utilidade Pública Municipal através da Lei nº 637-92, de 09/11/1992 e Estadual pelo Decreto 40.890, de 01/02/2000.

Com o objetivo de promover ações sócio-culturais visando a garantia dos direitos básicos para o desenvolvimento da vida da população, especialmente as crianças, tem realizado projetos  balizados por atividades que possibilitam a inclusão nos universos da política, das artes, da comunicação, do saber e das mais diversas filosofias.

Sendo uma entidade que procura não institucionalizar-se dentro de padrões burocráticos, mantendo alerta a criança interior, que aponta o caminho para o futuro, tem dado consistência a um trabalho focado no desenvolvimento de pessoas que semeiam e semearão os frutos de uma nova forma de convívio social, onde exista lugar para todos.

Identificados com a energia de São Thomé das Letras e de seus habitantes, os idealizadores da Associação, vindos “de fora”, depositaram também suas sementes nas pedras, cuja linguagem, seja pela convivência, seja por afinidade, aprenderam a falar. Juntando-se às sementes nativas, fizeram germinar uma grande árvore, profundamente enraizada. Forte, como esse povo.

As lições da rocha são sempre perscrutadas e ouvidas. E elas são, especialmente, de sobrevivência, de força, de liberdade, de transformação, requisitos levados em conta no planejamento de atividades nas quais se espera envolver a criança e a comunidade.

Valorizando o que o povo faz, abrindo campo para a manifestação de seus saberes e fazeres, incentiva-se a participação nas diversas áreas de atuação humana.

Mostrando o que os outros povos fazem, apresentam-se parâmetros de comparação e crítica, ferramentas para o reforço e para as mudanças, para abertura de novos horizontes de compreensão, tolerância e amor.

Com essa abordagem, a criança participa das atividades, revela seus interesses, suas habilidades, aprendendo a compartilhar, a expressar-se livremente, a assumir responsabilidades, experimentando novas formas de convivência, aprimorando-se para uma participação mais ativa e consciente na sociedade em que vive, podendo encontrar laços de afeto e melhorar seu relacionamento com a família de origem.

Alunos e orientadores aprendem uns com os outros, reciclando ensinamentos e experiências.

Possibilitando que ela se revele, aos outros e a si própria, a criança constrói a sua história. Reforça-se, valoriza-se, preserva-se sua cultura.

Graças ao respeito conquistado através de seu trabalho durante todos esses anos, ininterruptamente, a Associação Viva Criança exerce grande influência política, participando de Conselhos Municipais e eventos públicos.

Como participante ativa do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, influencia diretamente nas políticas de garantia desses direitos, fazendo cumprir o Estatuto, porém, sempre alerta para a necessidade de mudanças.