segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Comemoramos os virginianos!

Com muita energia comemoramos no último sábado 22 de setembro de 2012 na brincoteca do Juan que fica na estrada Toca do Picú N 1 Parque Antonio Rosa os aniversários do signo de virgem.


 Soraya e sua equipe sempre fazem os lindos cartazes colocando o nome do todos os aniversariantes do signo, e alguma informação relacionada a cor; a cosmologia presente desde o primeiro momento da vida da criança;
 Arrumando a mesa com balas flores e pipocas, a Lita carrega o aniversariante do próximo mês!
 Tivemos a graça de contar com o aniversariante do dia 22 e seu primeiro ano de vida em grande estilo! Gabriel Saladim!
A coroa para Natã irmaõ do aniversariante que corre das câmeras, aqui embaixo o Icaro virginiano do dia 21!

 E assim ganhamos 2 bolos!!! O legítimo de la montanha: a Dona Matilde Ministra dos Bolos não deixa faltar um, e o do Gabriel Saladim que veio comemorar conosco!
 Aqui todo mundo gosta de brincar e pode tocar tudo!! Eles brincam e brincam sempre de olho no bolo!
A corda na árvore foi a campeã das brincadeiras, filas para usar!

!Recebemos visistas de ilustres colaboradores e foi uma festa total!!No final aproveitamos para fazer uma distribuição de roupas de doação nas famílias cadastradas; simples e discretas as nossas ações não pasam despercebidas! Muito obrigado sempre:José Antonio Lita+bebê Olanda Cristina Flavita e as ilustres presenças de Patrícia Vanderson e Margareth!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

mutirão na montanha! setembro 2012


 Neste último sábado 8 de setembro de 2012, nos juntamos no mutirão para revitalizar a área dos banheiros públicos da montanha, os sócios compareceram logo cedo e começaram as obras.


 Lixar pintar carregar os escombros, o presidente e fotógrafo José Antônio, o Seba o Pablo o Jiló a Neide Marie Olanda Sandra e Flavita.

Caprichando no azul*
 Uma pausa para o delicioso almoço que Sandra fez para nós;
  Na cozinha 1 a simplicidade é a maravilha, uma força para finalizar a tarefa!
E para fechar com broche de ouro um bolo especial da Ministra dos Bolos: Dona Matilde!
Foi perfeito! Quem não veio perdeu o bolo de formigueiro* Agradecemos de coração a todos os participantes, e não perca o próximo vamos revitalizar a área da piscina! Viva!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"Talvez duas crianças tenham morrido para você ter o seu celular"

Tudo para termos um celular e eles, algo para comer!

Os consumidores de telefones celulares são chamados a refletir sobre a exploração sangrenta na República Democrática do Congo de uma matéria-prima para esses aparelhos, o tântalo.
"Pode ser que duas crianças tenham morrido para você ter esse telefone celular", disse Jean- Bertin, um congolense de 34 anos que denuncia o "silêncio absoluto" sobre os crimes cometidos em seu país pela exploração de matérias-primas estratégicas como o coltan (columbita-tantalita). A República Democrática do Congo (RDC) possui pelo menos 64% das reservas mundiais de coltan, nome popular na África central para designar as rochas formadas por dois minerais, columbita e tantalita.

Da tantalita se extrai o tântalo, metal duro de transição, de cor azul acinzentado e brilho metálico, resistente à corrosão e que é usado em condensadores para uma enorme variedade de produtos, como telefones celulares, computadores e tablets, bem como em aparelhos para surdez, próteses, implantes e soldas para turbinas, entre muitos outros. "A maldição da RDC é sua riqueza. O Ocidente e todos que fabricam armas metem o nariz ali", lamenta Jean-Bertin, que chegou há oito anos à cidade espanhola de Málaga, procedente de Kinshasa, onde vivem seus pais e dois irmãos.

A extração de coltan contribui para manter um dos maiores conflitos armados da África, que causou mais de cinco milhões de mortos, êxodo em massa e violações de 300 mil mulheres nos últimos 15 anos, segundo organizações de direitos humanos. Isto foi reconhecido em 2001 pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que confirmou a existência do "vínculo entre a exploração ilegal dos recursos naturais e a continuação do conflito na República Democrática do Congo". Um grupo de especialistas convocado pelo Conselho registrou até 2003 cerca de 157 empresas e indivíduos de todo o mundo vinculados, de um modo ou de outro, à extração ilegal de matérias-primas valiosas na RDC.

A exploração de coltan em dezenas de minas informais, salpicadas na selva oriental da RDC, financia os grupos armados e corrompe militares e funcionários. A extração artesanal, sem nenhum controle de qualidade, comporta um regime trabalhista próximo da escravidão e um grande dano ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores, incluindo crianças, segundo o documentário de 2010 Blood in the Mobile (Sangue no Celular), do diretor dinamarquês Frank Piasecki.

No entanto, fontes da indústria, como o Tantalum- Niobium International Study Center (TIC), alertam que as jazidas de coltan na RDC e de toda a região da África central estão longe de serem a fonte principal de tântalo. A Austrália foi o principal produtor desse mineral durante vários anos e mais recentemente cresceu a produção sul-americana e asiática, além de outras fontes, como a reciclagem. O TIC estima que as maiores reservas conhecidas de tântalo estão no Brasil e na Austrália, e ultimamente há informações sobre sua existência na Venezuela e na Colômbia.

Por isso gera expectativas a decisão da Comissão de Valores dos Estados Unidos (SEC), que, no dia 22 de agosto, regulamentou um capítulo da Lei de Proteção do Consumidor e Reforma de Wall Street, referente aos "minerais de conflitos". A Lei 1.502 estabelece que todas as empresas nacionais ou internacionais já obrigadas a entregar informação anual à SEC e que manufaturem ou contratem a manufatura de produtos que contenham um dos quatro minerais de conflito (estanho, tântalo, tungstênio, ouro) deverão adotar medidas para determinar sua origem mediante a análise da cadeia de fornecimento.

Contudo, o primeiro informe deverá ser apresentado em 31 de maio de 2014, prazo considerado excessivo por defensores dos direitos humanos, que denunciam os crimes que continuam sendo cometidos na RDC, apesar da presença desde 2010 de uma missão de paz da ONU. Com o olhar dominado pela raiva e sua filha de seis meses nos braços, o congolense Jean- Bertin insiste que os grupos armados "dão armas a muitas crianças e as obrigam a entrar para um ou outro bando". Para Rivas, "a única solução é um governo forte na RDC, que possa responder aos ataques, e um apoio internacional real que penalize aquelas empresas suspeitas de importar minerais de zonas em conflito". 

Leia reportagem completa.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Karatê na Montanha




  Neste projeto, participam crianças dos bairros rurais de São Thomé das Letras: Areado, Caí e Cantagalo, sob a orientação de Adriano Batista Moreira, o Jiló, e do padrinho Luiz Mauro de Souza, o Koty. Eles e a equipe de apoio, todos voluntários, cientes do benefício que traz para a alma e para o planeta cuidar e amar.

Agradecemos a todos que colaboraram até aqui!

Para dar continuidade ao Projeto, a Associação necessita da colaboração da comunidade, amigos e simpatizantes. Entre em contato pelo e-mail flaviaradiomontanha@yahoo.com.br.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Convite ACVC

A Diretoria da ACVC convida os associados, voluntários, amigos e simpatizantes do projeto a comparecerem na Montanha no próximo sábado 8 de setembro de 2012 às 8:00 h, para realizarmos o mutirão de limpeza na área dos banheiros comunitários da Associação, dando sequencia à restauração e revitalização dos mesmos. Pedimos se possível, confirmar presença para organizar a alimentação durante as atividades.
Desde já agradecemos a atenção, disposição e iniciativa de todos.

                                                José Antonio Dutra Filho
                                                Diretor Presidente