sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Domingo Montanha no ParqEscola Ecoetrix



Através da iniciativa do mais novo parceiro, o ParquEscola Ecoetrix, o domingo dia 13 de novembro foi de muita alegria, com atividades e brincadeiras no ParquEscola.

As 14 crianças trazidas da comunidade do Cantagalo pela Associação Viva Criança chegaram cedo, tomaram um delicioso café da manhã, preparado com muito carinho por Sandra e Lita que, juntamente com Roseli (as três parceiras da Comunidade Viva Criança) elaboraram as refeições saboreadas por todos nesse Domingo Montanha.

Bem alimentadas,  as crianças estavam prontas para um grande dia. Gugu Costa, Arquiteto e Parceiro  do ParquEscola,  comandou a dinâmica com as crianças. Iniciou as atividades  reunindo todas em círculo, fez brincadeiras educativas, explicou sobre os quatro elementos em uma linguagem bem acessível, combinou um "grito de guerra" para motivá-las e em seguida começou os trabalhos com a terra.

Ao som de músicas estimulantes, selecionadas pelo Dj  da montanha  José (o Zé, atual presidente da Associação Viva Criança), em ritmos dançantes e variados, desde MPB, Rock, cancioneiros de roda até clássicos como
Vivaldi, as crianças prepararam bolinhas de barro para a construção de uma bioescultura.

Assim que as bolinhas de barro  ficaram prontas, houve pausa para a refeição. Todos se lavaram e foram almoçar. Fizeram  uma refeição balanceada, colorida, com muitas verduras e legumes, mais dois ingredientes especiais:  muito amor e carinho.

Após a refeição e um momento de descanso, as crianças  foram convidadas a desenhar o motivo da bioescultura a "Centopéia". Chegaram a diversas formas e cores! Gugu mostrou-lhes fotos de vários outros animais e temas bioesculpidos em eventos realizados em outras cidades pelas mãos de outras crianças com o objetivo de incentivá-las a construírem com capricho, cooperação e dedicação. 

Retornaram  ao local do barro, onde foi feito um mutirão. Todos participaram transportando o barro pronto de mão em mão até o quiosque onde a bioescultura seria modelada. Os  ritmos variados  das músicas transformou tudo em uma brincadeira divertida e  rapidamente todo o barro já estava no local certo.

Nessa dinâmica, participaram também: o  Seba (Sebastião), gerente das obras do ParquEscola , que ajudou muito na organização desse trabalho; a Aline Corcetti, que auxiliou motivando as crianças a trabalharem em grupo; a Marcela e a Carla que colocaram, literalmente, a mão na massa ensinando e ajudando as crianças.


A Centopéia foi modelada, a Bioescultura ficou pronta e irá  servir como um banco divertido para o quiosque das crianças, que vibraram por participar da construção.

Em seguida, brincaram  mais, jogaram bola, brincaram nos balanços e, antes de finalizarem o passeio, fizeram um apetitoso lanche da tarde.

Com certeza, este foi um dia marcante em suas vidas, retornaram às suas casas bem felizes,  levando  um  grande aprendizado: de que a união faz as coisas se concretizarem com maior facilidade... E que trabalhar em grupo vale a pena.

O empenho de todos contribuiu para fazer esse dia especial, que deixou a maravilhosa sensação de terem realizado um belíssimo trabalho!!!

Valeu,   Galera!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pergunte, participe!